Empresa

A decisão de criar a Maps World se deu em meados de 1994, e foi naquele momento, parte importante de um projeto de carreira e de vida profissional que seu fundador se propunha a cumprir.

Percebida como concluída sua trajetória e seu tempo dedicado à carreira em uma grande editora, a constituição de uma que se apresentava como a alternativa mais desafiadora, e portanto a mais exigente dentre todas aquelas que podiam ser vislumbradas naquela circunstância.

São passados mais dez anos - desde aquele momento de decisão.

Desde lá construímos nossa história a partir do convívio com inúmeros clientes com os quais aprendemos com eles que fomos capazes de, juntos, criar alternativas e soluções para as dificuldades para as quais buscavam nossa ajuda. Tem sido sempre assim na Maps World. Nunca propusemos soluções ou caminhos para nossos clientes que não tenham nascido de nossa convivência e de nossa mutua compreensão do significado das dificuldades e das necessidades que colocavam juntos e cada um de nossos clientes em um relacionamento nada imparcial ou pautado pela neutralidade dado que relações empáticas não podem ser neutras ou imparciais.

Temos reafirmado a cada projeto novo, encontro ou reencontro com um cliente, o nosso compromisso de parceria, que possibilita tecer junto cada passo, cada solução. Procuramos, desta forma, entregar para cada um deles algo que seja percebido como inovador.

 Constituímos uma empresa na qual mantemos vivo o propósito que a fez nascer; a possibilidade da pesquisa, do estudo, da reflexão e do fortalecimento de um saber compreensivo, para usar a linguagem do filósofo alemão Martin Heideggard, sobre o comportamento das organizações empresariais e das pessoas que nelas trabalham. Esse saber que nasce da convivência, da intimidade, do olhar ético que não julga, que não presume  e que não pressupõe. Um saber que é tecido no exercício constante da coragem para ousar se contrapor ao que está posto como verdade e  buscar novos caminhos e alternativas ou para recusar a repetição do xerocado e autenticado  propondo a reflexão ao invés do uso de soluções pré-formatadas próprias do pensamento instrumental. A alegria e a paixão pelo que fazemos e a humildade que pautam nossa conduta nos dão a exata dimensão de nossas limitações e de nossa necessidade de aprender sempre.

Temo-nos mantido fieis ao nosso propósito original. Fizemos uma empresa onde cada projeto é como uma obra de artesanato que, uma vez concluída, temos sempre tido prazer em apresentar, contemplar, utilizar e transformar, se necessário. Para criar essas obras tomamos emprestado dos gregos sua espetacular produção mística. Ali encontramos metáforas perfeitas para os temas com os quais trabalhamos. Elas facilitam nossos diálogos e a compreensão de conceitos por vezes difíceis ao mesmo tempo que estabelecem em nossos clientes um clima de curiosidade e encantamento  essenciais para a compreensão das coisas do mundo e de si mesmos. A beleza e o mistério dos mitos nos tem ajudado a colocar pessoas diante de si mesmas sem o medo que tão comumente as aparta de si mesmas e de suas possibilidades. Dos filósofos temos tomado emprestado a profundidade e o rigor de sua reflexão sobre o mundo e, dos músicos, escritores, pintores, escultores e geográfos a beleza de sua apreensão e os retratos que fazem do mundo . Em todos eles encontramos os exemplos e os guias  para nossa tarefa de  sentir-pensar-produzir alguma coisa que ajude a transformar a vida no trabalho em algo que vá  além da frieza da burocracia e das metas necessárias e fundamentais à sobrevivência do negócio.  Algo que faça sentido na vida daqueles que conosco convivem nessa relação “tão delicada” da prestação de serviços editoriais, e algo que os auxilie a mediar seus conflitos naturais e cotidianos impostos por uma vida de  tempo tão escasso. Algo que, finalmente, os auxilie a encontrar ou a construir em suas vidas profissionais situações que façam valer a pena o tempo, a energia e o esforço despendidos no percurso que trilham na concretização de seus projetos e suas escolhas.

 
Untitled Document